Tendo por símbolo duas mãos que se dão, num cumprimento de amizade e entre-ajuda, os GRAVES – Grupo de Atletas Veteranos de Estarreja, são um grupo de amigos que se dão à prática da actividade física de manutenção, de franco e alegre convívio e que, principalmente, muito se estimam.
Apenas com existência real, têm sede no Café Avenida, frente à Universidade das Laceiras, em Salreu. São “Graves” porque não são nem esdrúxulos, nem agudos, nem sequer obtusos, nem mesmo rasos. Talvez sempre rectos e às vezes até giros, porque alegres e bem dispostos, mas muito atentos às questões que os envolvem e que tratam geralmente de forma séria, …grave… São de várias freguesias, de todas as idades e une-os muita amizade e o gosto de correr ou de caminhar, principalmente por entre as belezas do Baixo Vouga.
São gente de alma grande e todos são sócios de mérito e eméritos, são também todos presidentes (nunca precisaram de eleições…).
Entre outras coisas, organizam todos os anos uma corrida entre os concelhos de Estarreja e Murtosa, dedicada a um “mote” que reflete um anseio, um problema ou até apoio a dada causa. Servem de exemplos o pugnarem pela construção da rotunda do Hospital, a elevação de Estarreja a cidade e de Pardilhó e Salreu a vilas, o apoio à criação da Escola Municipal de Desporto, a defesa de espécies típicas do Baixo Vouga (vaca marinhoa, arroz rajado, pimpão…). Este ano 2006, o “mote” é pela proibição de circulação de veículos motorizados na área do Baixo Vouga, excepto para trabalhos agrícolas ou de pecuária ou outras actividades devidamente autorizadas e a proprietários de terrenos.
Colaboram com qualquer entidade que os contactem, em realizações de diversa índole, como a corrida/marcha ecológica anual patrocinada pela Junta de Freguesia de Salreu.